top of page

TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade




O que é TDAH?


O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Em inglês, também é chamado de ADD, ADHD ou de AD/HD.


O TDAH tem sido questão recorrente nos consultórios médicos e psicológicos.

De fato, há um aspecto neurológico importante como consta na definição oficial, no entanto, cabe destacar que nossas circunstâncias de vida, experiências e aprendizagem interagem com estes fatores orgânicos, em uma combinação complexa. Estudos recentes (não financiados pelas indústrias farmacêuticas) mostram que o tratamento de primeira linha deve ser a Psicoterapia e Orientação de Pais, sendo utilizado o medicamento se necessário após uma primeira intervenção de no mínimo seis meses com a criança.



Como é realizado o diagnóstico?


Por essas características que citei acima, o diagnóstico é sempre realizado de maneira multidisciplinar levando-se em conta o aspecto biológico, psicológico e social.


A avaliação que faço como psicóloga infantil, em conjunto com outros profissionais de saúde qualificados (fonoaudiólogo, psicopedagogo, médico neurologista), é pensada como base para o cuidado, neste sentido o diagnóstico é importante para compreeender e cuidar de cada caso, iniciando-se um tratamento para auxiliar o paciente e sua família a estabelecer estratégias de lidar com as principais dificuldades.



E o tratamento?


No tratamento para TDAH - Transtorno do Déficit e Hiperatividade, por exemplo, um dos fatores mais importantes é o re-treinamento comportamental e cognitivo de forma que o paciente possa manter o foco nas tarefas diárias e não mais se perder em atividades desnecessárias. Mas antes disso, é realizada avaliação e tratamento de possíveis fatores emocionais e motivacionais que influenciam na manutenção da atenção e controle do comportamento.


Qual o meu diferencial?


No meu trabalho com pais, mães, crianças e como psicóloga de adolescente que estão vivendo um sofrimento o importante é sair da polêmica (sim, há uma polêmica sobre as causas do TDAH, se são sociais ou biológicas) e realizar um trabalho em conjunto, visando resultados para melhora da vida do paciente (parceria entre família, escola, paciente, psicóloga e demais profissionais de saúde).


O contato próximo com a escola no processo de tratamento é essencial e este é um diferencial do meu atendimento.


Procuro lidar numa relação horizontal, de diálogo, utilizando materiais e criando técnicas individuais que façam sentido para cada um, e assim descobrimos um pouco mais sobre modos diferentes de ser, de agir, de aprender, de estar no mundo que podem ser melhor compreendidas pela pessoa atendida e por todos ao redor.



INOVAÇÃO NO TRATAMENTO DO TDAH/TOD


Como psicóloga de criança, realizei uma ampla pesquisa buscando respostas para o tratamento do TDAH/TOD e desenvolvi uma forma de compreensão e intervenção para esses casos. Viajei para Itália e lá pude aprender ainda mais sobre o transtorno e principalmente sobre novas formas de tratá-lo.


A inovação nada mais é que uma compreensão técnica mais amplo para a vida do paciente, entendendo quais modificações são necessárias para que ele melhore, com um olhar inclusive para a relação da criança/adolescente consigo mesma.


Acompanho de perto a vida escolar dos pacientes, pois sei a importância das vivências escolares para o desenvolvimento psicológico infantil.



EXPERIÊNCIA


Além dos anos de estudos e pesquisas realizadas, tenho experiência de longa data nos atendimentos a crianças e adolescentes com TDAH e também com outras questões tais como a Dislexia, o TOD, Autismo, TDDH, Fobia Escolar, dificuldades de aprendizagem, dentre outros.


 
 
 

7 Comments


Gisele Sousa
Gisele Sousa
Dec 28, 2021

Minha filha tem 05 anos não registra as lições na escola ..sabe A E I O U mais qdo é pra passar para o papel não consegue !! Devo preocupar a escola falou pra eu procurar um neurologista ..ela interage , sabe as cores , parte do corpo ..brinca .toma banho e come sozinha

Like
Gisele Sousa
Gisele Sousa
Dec 29, 2021
Replying to

Boa noite muito muito obrigado !! Fico aliviada !! Deus te abençoe ... Procurei ajuda onde eu trabalho ( trabalho com reabilitação) todos disseram a mesma coisa ...vamos aguardar!! Muita luz pra vc

Like

Minha filha tem vários sintomas descrito mais ainda nenhum diagnóstico médico

Like
Sabrina Pani
Sabrina Pani
Nov 10, 2021
Replying to

Debora, nao sei se entendi bem. Ela foi diagnosticada em apenas uma consulta? Se sim, isso não é possível de ser feito, ok? Me escreva no whatsapp se quiser e te dou mais informações.

Like
Espaco-Sabrina Pani-logo-cinza.png

Rua Jericó, 255 - sala 11 

São Paulo/SP​

sabrinapanipsinfantil@gmail.com

11 99366-7864 

SABRINA PANI PSI

CNPJ 43.191.177/0001-25

nao-atendo-por-convenio.png
facebook.png
instagram.png
i-whats.png

© Copyright.

Todos os direitos reservados.

Desenvolvido pela

Maga Comunicação - FTB.png
bottom of page