
O que é Psicoterapia Infantil?
É um processo realizado por psicólogos que investiga e identifica problemas que impedem ou dificultam o desenvolvimento saudável da criança, ajudando-a a lidar com as dificuldades e melhorar sua vida. O terapeuta ajuda a criança a se conhecer e a expressar seus sentimentos para que possa ser compreendida pelos adultos à sua volta.
Como funciona a Psicoterapia?
As sessões são semanais com duração de 50 minutos. Os pais ou responsáveis também participam desde a primeira entrevista e periodicamente durante o tratamento. A duração do processo dependerá de cada caso, sendo discutida durante a avaliação psicodiagnóstica.
Como o psicólogo infantil trabalha com as crianças?
O trabalho com a criança é realizado por meio do brincar (jogos, desenhos, fantasia, histórias), pois a linguagem lúdica é a melhor maneira de comunicação com o universo infantil. Desta forma, criança e psicólogo descobrem, organizam e tratam dos conflitos que perturbam um desenvolvimento saudável.
Como sei se o meu filho precisa ir à um psicólogo?
A criança ainda não possui conhecimento suficiente para identificar e entender quando algo não está bem no seu desenvolvimento emocional e social. Então, ela expressa no ambiente suas dificuldades, apresentando comportamentos que não é capaz de controlar sozinha (agressividade, timidez, medo e recusa a ir à escola, choro excessivo, enurese, prisão de ventre, birra, irritação, agitação, fobias, febres frequentes, dificuldade nos
relacionamentos com amigos, dificuldades na aprendizagem). Mas, claro, existem muitas outras dificuldades e consultar um psicólogo especializado é essencial para tirar suas dúvidas e ter certeza do diagnóstico e tratamento adequados. Procurar um psicólogo poderá ajudar a criança e orientar pais e professores para entenderem o que está acontecendo.
Levar a criança à psicóloga infantil não significa doença ou necessariamente algum transtorno. É uma investigação sobre como a criança tem se relacionado com amiguinhos, professores, conteúdo escolar, pais, familiares, e sobretudo com ela mesma. A prevenção e o processo psicoterápico na infância e na adolescência oferecem uma possibilidade de mudança importante na rede de relações para que não se cristalizem comportamentos nocivos, mas se potencializem atitudes positivas para um crescimento feliz.
Comments